Tatuagem – Saiba mais sobre essa marca




A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/tatuagem-marca/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.


Um desenho bacana, o símbolo de uma crença ou uma homenagem a alguém. A tatuagem, ou tattoo (em inglês), sempre esteve presente em diversas culturas, mas atualmente é utilizada indiscriminadamente com a desculpa da “moda”.

Nessa matéria, você acompanha o histórico da mania pelo mundo e as consequências dessa marca.

Ano 3 - Revista nº 5 - Junho 2012

O que é e como é feita? 

Nada mais é que a “modificação no corpo” mais conhecida e praticada em todo mundo. Pode ser desenhada com tinta permanente, hena ou por queimaduras que formam cicatrizes profundas.

Todos sabem que nossa pele se renova, troca de células. Esse é um dos motivos pelos quais muitos machucados não deixam marcas e a pele cicatriza. Bom, então porque a tatuagem não sai?
Simplesmente porque ela atinge a hipoderme, a camada mais profunda da pele, uma área que não se renova. Os desenhos são feitos na derme (camada intermediária) com agulhas que penetram por volta de dois milímetros, injetando a tinta por dentro da pele.

Tatuagem e a Bíblia

Muito se discute nas igrejas se pode ou não fazer tatuagem. Ora, o próprio livro sagrado já responde nas palavras do apóstolo Paulo: “Tudo me é lícito, porém, nem tudo me convém”.

Não há, de fato, um versículo ou capítulo na Bíblia que fale especificamente sobre a palavra tatuagem em si, mas há uma restrição explícita sobre modificação no corpo que é, nada mais, nada menos que a definição do ato de tatuar. Então, vamos refletir sobre a parte do “porém, nem tudo me convém”.

São inúmeros os motivos para se justificar o porquê não é bom fazer tatuagem. E podemos começar pela dor, riscos de saúde e p
or ser uma marca definitiva e irrevogável.A grande questão é que a tatuagem é um símbolo de adoração. Afinal, uma pessoa só tatua na pele algo que ela realmente considera importante. Bom, aí entram os desenhos e as palavras. Muitos dos desenhos são símbolos religiosos ou elementos que fazem referência a criaturas que se encaixam nessa categoria como fadas, duendes, elementos, pentagramas, estrelas, caveiras, bruxas, demônios, dragões, fênix, criaturas mitológicas, etc. O primeiro mandamento era qual mesmo? “Não terá outros deuses diante de mim”.

Nomes de pessoas, homenagens a cônjuge, familiares, etc, assim como desenhos ligados a times de futebol, não deixam de ser idolatria. Honra a pai, mãe, filho, não se faz com tatuagens, mas com atitudes. É no cotidiano que honramos nossa família.

Mas e textos bíblicos, símbol
os, o rosto ou nome de Jesus? Primeiro que o rosto de Jesus ninguém tem uma foto oficial registrada. O nome e os versículos, Deus manda gravar no coração, não na pele. Se fosse para termos uma marca de adoração, todos viriam com uma tatuagem de fábrica “Made in Deus”, ou algo do gênero. No coração é o único local onde Ele ordenou que houvesse marca, e definitiva.

Se tatuar versículos bíblicos fosse aprovado por Deus, ele mandaria Moisés grava
r os 10 mandamentos na pele, não na pedra. E não foi esse o caso.

Mas para quem segue a Bíblia, o principal é refletir que o corpo é atualmente o templo do Espírito Santo. O templo no Velho Testamento só poderia ser construído com pedras naturais que se encaixassem perfeitamente, sem talhos ou alterações. Não poderia haver interferência humana nessa edificação, ou seja, marcas e ajustes.

Se hoje o corpo substitui o templo, a premissa é a mesma.

Como remover?

Fazer uma tatuagem é algo muito sério, pois você está modificando seu corpo para sempre. Durante muito tempo foi impossível fazer a remoção. Atualmente, empresas prometem apagar as tatuagens, mas não é bem assim. Essas técnicas deixam cicatrizes grandes ou variação de cor sobre a pele.

Além disso, são muito caras e extremamente dolorosas (infinitamente mais que a dor para fazer os desenhos). Tudo vai variar do tamanho, local, cor, tempo e profundidade e, em geral, não sai totalmente. Fora as sessões de laser, em muitos casos também são necessárias cirurgias.

Existem aqueles que defendem a ideia de fazer outra tatuagem por cima para sobrescrever, mas se você já se arrependeu da primeira, imagine da próxima, que irá depender de uma adaptação do desenho (98% dos casos não ficam bons) e terá que ser maior?

Cuidados – Saúde

- Cobrir com plástico utilizado para embalar alimentos não é saudável como se recomenda por aí. Após tatuar, o corpo fica com resíduos de pele, linfa, tinta, suor e sangue, o que se estiver concentrado e coberto forma um excelente local para criação de bactérias.

- A pele fica totalmente fragilizada e muito sensível a infecções.

- Arrancar as cascas (crosta) pode deixar o desenho defeituoso, além de prejudicar a pele. A coceira é inevitável.

- A esterilização do material e a higiene dos locais são fatores de risco. Tanto pelas infecções quanto por doenças contagiosas. Lembre-se que todo o processo é feito em contato com sangue.

- A tinta pode causar alergia, hiperpigmentação pós-inflamatória e hipopigmentação transitória.
 

Desvantagens 

- Símbolos, significados, nomes, são coisas que vão marcar sua vida.

- Nem sempre os desenhos ficam bons. Seja por erro do tatuador, seja pela cor contrastada com seu tom de pele.

- O processo é demorado e em alguns casos exige diversas sessões doloridas.
- O período de cicatrização é de 30 dias com cuidados especiais.

- As tatuagens também envelhecem com o tempo. As cores ficam desgastadas, a pele enruga deformando o desenho. Dependendo do local, engordar ou emagrecer também interferem no desenho.

- Diversas pesquisas atestam que 50% das pessoas que fizeram tatuagem tem vontade de removê-las.

Origem da Tatuagem

Seu principal uso é para adoração. Seja por referência a deuses ou marcas religiosas, seja por “homenagem” a um time ou alguém, a tatuagem carrega de berço a idolatri
a.Não se sabe oficialmente se ela foi originada em um local e foi espalhada pelo mundo ou teve origem em vários locais. Charles Darwin (esse mesmo, da teoria da evolução) publicou um livro em 1.871 onde declarava que todas as tribos aborígenes detinham a técnica da tatuagem.

O nome “tattoo”, originalmente inglês, foi dado pelo Capitão James Cook, em referência ao barulho “tatau” que fazia ao bater ossos finos com martelinho na pele (assim que eram feitas as tatuagens antes da modernas máquinas com agulhas). Depois de um certo tempo, a Inglaterra começou a usar a tatuagem para marcar os presos, tornando-a um símbolo de “fora da lei”.

O Império Romano utilizava a tatuagem para marcar os soldados e prisioneiros. Há provas arqueológicas que indicam registros dessa prática no Egito, desde 4.000 a.C. Também há registros na Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, todos com conotações religiosas.

Curiosidade

O canal por assinatura History Channel tem uma série sobre as práticas de tatuagem em diversos locais e épocas. O título é “Corpos Marcados”.

6 comentários:

  1. * modificação no corpo que é, nada mais, nada menos que a definição do ato de tatuar
    MODIFICAÇÃO DO CORPO NÃO É TATUAR, PODE SER TIRAR UMA PERNA, UM BRAÇO, UM DEDO.
    PODE SER CAUSAR DEFORMAÇÃO, E NÃO UM DESENHO EM UMA CAMADA DE PELE.

    * São inúmeros os motivos para se justificar o porquê não é bom fazer tatuagem.
    COMO NESTE TEXTO MESMO DIZ: TUDO ME É LÍCITO, PORÉM NEM TUDO ME CONVEM; OU SEJA... O QUE PODE CONVIR A ALGUÉM, PODE NÃO CONVIR A OUTRO E VICE-VERSA.
    ACREDITO QUE GENERALIZAR NÃO É A MELHOR FORMA DE SE FAZER UMA POSTAGEM SOBRE ALGUM ASSUNTO.

    * Se tatuar versículos bíblicos fosse aprovado por Deus, ele mandaria Moisés gravar os 10 mandamentos na pele, não na pedra. E não foi esse o caso.
    QUEM GARANTE QUE HAVIA MANEIRA DE SE GRAVAR NA PELE?
    NA BIBLIA DIZ QUE ADÃO E EVA NÃO USAVAM ROUPAS, ENTÃO PQ AS USAMOS?
    PQ ADORAMOS TECIDO?

    Mas para quem segue a Bíblia, o principal é refletir que o corpo é atualmente o templo do Espírito Santo. O templo no Velho Testamento só poderia ser construído com pedras naturais que se encaixassem perfeitamente, sem talhos ou alterações. Não poderia haver interferência humana nessa edificação, ou seja, marcas e ajustes.
    Se hoje o corpo substitui o templo, a premissa é a mesma.
    O PECADO ESTÁ NAS ATITUDES DAS PESSOAS E NÃO NO QUE ELAS TEM NO CORPO.
    O PECADO ESTÁ NO JULGAMENTO DAS ATITUDES DAS PESSOAS, JULGAMENTO TAL QUAL, ESTE TEXTO É.



    ResponderExcluir
  2. Condenar a tatuagem porque a mesma modifica o corpo, é o mesmo que condenar uma cirurgia plástica reparadora ou estética, é o mesmo que condenar titura nos cabelos ou furos de brincos nas orelhas... é o mesmo que condenar o clareamento dentário, a prótese dentária, a transfusão de sangue e tantos outros exemplos descabidos...
    Se tudo é lícito e nem tudo convém, creio que o texto deveria fixar-se na questão do DESENHO que se utiuliza para marcar o corpo e não no processo de tatuagem em si. Tatuar em si mesmo um dragão sem saber o real significado dele, osto sim pode trazer maldição! O assunto é longo e bem mais polêmico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs não comentam o que a gente escreve? Um debate sobre o assunto seria muito legal! O que acharam do que eu escrevi??? Gosto de opiniões! Obrigado!!!!

      Excluir
  3. Quero parabenizar a Revista que nos poe a pensar.
    Com relação a tatuagem o assunto realmente é grande mas a verdade é que se nosso corpo vem pronto de Deus e não é uma escolha pessoal que cada um pode fazer a seu bel prazer ,então com que direito eu mudo a obra do autor.
    Quem tem dúvida veja as crenças do Egito e outros povos que faziam marcas em seus corpos por morte de familiares ,tristeza etc.....
    Devemos marcar com nossa presença ,mostrando um carater integro,sem ódio,falta de perdão,ciúmes, atitudes que trazem o Reino de Deus

    ResponderExcluir
  4. Com relação a tatuagem o que se esquece é que a pele é o maior orgão do corpo humano.Ele envolve todo organismo.Funciona Como uma cobertura pois tudo fica sob a pele.Se a tatuagem invoca sinais e imagens de destruição isso é um decreto sobre os outros orgãos .
    Para quem gosta bom proveito.

    ResponderExcluir
  5. achei página e a maioria das matérias,muito tri...e apesar de algumas verdades relacionadas a tatoo, creio que é demais este pré conceito em nossa atualidade...tudo tem limites e é nosso coração e razão que devem ser nossos juízes...infelizmente não concordo!

    abraços,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!