Cultura Hip Hop - Break e Bboys

A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/cultura-hip-hop/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.

Notícias 36 - 22 de janeiro de 2012

O break surgiu no final da década de 60, quando o mundo era dominado pela febre da “disco music”, e nenhum outro estilo musical conseguia se propagar. Naquela época já existia o conceito Hip Hop com Dj e Mc, mas ainda faltavam dois elementos cruciais.

A Explosão

O break aliado ao graffiti fez com que o Hip Hop crescesse, pois o apelo visual dos B-boys (como são chamados os dançarinos do break) e do graffiti, popularizava cada dia mais o movimento.

Começaram a se formar grupos de rua que propagavam a cultura. Eles faziam mais ou menos o papel que o videoclipe faz hoje, mas em uma escala muito menor. Isso trazia cada vez mais adeptos ao Hip-Hop.

Os B-Boys

Os B-Boys são os dançarinos do break. Eles realizam com muita elasticidade, ritmo e rapidez, movimentos, às vezes, impossíveis de se imaginar.

Usam roupas largas porque precisam de conforto para realizar os movimentos.

Projeto Social

Com a difusão do break começaram a surgir muitos b-boys e, em uma época de violência, fez com que jovens deixassem o crime para se dedicar ao break porque levavam uma vida praticamente de atleta, com treinamento árduo, boa alimentação, etc.

Começaram a mostrar para o mundo que na rua não havia apenas violência, mas existia uma cultura que ajudava muitas pessoas.

Primeiro Movimento no Brasil

Com o auxílio da mídia, surgiram grandes B-boys, dj’s e mc’s. Um exemplo do primeiro movimento de Hip Hop no Brasil é a galera que se reunia primeiramente na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, e que logo depois mudou seu encontro para a São Bento, lugar super conhecido por revelar grandes nomes do Hip Hop nacional, como Nelson Triunfo, o maior b-boy brasileiro (que já chegou a participar da abertura de uma novela global com seus passos), Thaíde, Dj Hum, Racionais, etc.


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Cultura Hip Hop
Cultura Hip Hop - Graffiti | Pixação
Cultura Hip Hop - MC's | RAP | Free-style | Beat Box
Cultura Hip Hop - DJ
Cultura Hip Hop - Estilo | Elementos | Vocabulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!