Cultura Hip Hop - Graffiti | Pixação

A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/cultura-hip-hop/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.

Notícias 36 - 22 de janeiro de 2012

O graffiti (aerosol art) é uma expressão de arte urbana que utiliza o spray para fazer desenhos em muros.

Como surgiu?
Existe desde a pré-história, passando por Pompéia (Itália), pela revolução mexicana na década de 30 e pela Segunda Guerra Mundial, formando o Hip Hop no final dos anos 60 em Nova York. Nessa época, servia para demarcar território e fazer propaganda, sendo utilizado por gangues. O primeiro graffiti móvel foi feito em 1970 em um caminhão de sorvetes.

Evolução
Após um tempo, o graffiti começou a ser utilizado em forma de protesto e aí surgiu o tag, que era a assinatura do grafiteiro. Com essa popularidade, houve um aumento no número de grafiteiros, o que gerou a necessidade de diferenciação, fazendo surgir asteriscos, setas e símbolos. Foi a fase que deu origem a novos estilos como Bubble (letras mais cheias e arredondadas), Brodway (letras em blocos), Mechanical (inspiradas em metais) e Wild Style (as letras se fundem formando uma nova composição).

O maior meio de divulgação dessa intervenção urbana foi o metrô, quando pintaram um vagão para que a arte passasse por todos os bairros de Nova York. Porém, não se usa mais o graffiti em metrô.


Graffiti e Pixação
O graffiti é diferente da pixação porque mostra cores, desenhos e nos passa uma mensagem, uma ideologia, ou seja, uma arte. Já a pixação mostra apenas as letras do autor com a intenção de popularidade. Quanto mais lugares com sua assinatura, melhor. Os pixadores se arriscam pendurando-se em lugares altos e inundando a cidade com poluição visual. Além disso, gera brigas por alguns pixadores que escrevem em cima de outro pixo (atropelo).

Portanto, o graffiti é a arte da rua e para rua.


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Cultura Hip Hop
Cultura Hip Hop - MC's | RAP | Free-style | Beat Box
Cultura Hip Hop - DJ
Cultura Hip Hop - Break e Bboys
Cultura Hip Hop - Estilo | Elementos | Vocabulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!