Cultura Hip Hop - MC's | RAP | Free-style | Beat Box

A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/cultura-hip-hop/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.

Notícias 36 - 22 de janeiro de 2012

Abreviatura de Master of Ceremony (mestre-de-cerimônias), designa os rappers que cantam e animam os bailes. Os Mc’s são considerados poetas no sub-mundo underground e tem um papel fundamental no Hip Hop, chegando a ser o elemento mais importante, pois é através deles que é passada a ideologia do som. Ele consegue dar vida a uma batida, porque facilita na hora de escrever suas letras.

O Mc Negrone, um dos nomes mais respeitados no movimento, utiliza a música como forma de manifestar sua preocupação com a questão social. Para ele a música é um instrumento de transformação da sociedade. “Minha inspiração é o amor, só quero somar coisas boas para a vida das pessoas. Abrir o coração para o amor e fechar a mente para a ignorância”, diz. Essa é a postura dos Mc's de Hip Hop, para eles escrever música é um hobby onde o retorno financeiro não é o mais importante, mas sim fazer uma letra com conteúdo, agradando o ouvido de quem quer ouvir, não interessa se vão ser 100 ou milhões de pessoas, o importante é passar o pensamento. Hoje os Mc's de Hip Hop no Brasil preferem ficar no anonimato, pois não querem que qualquer um que não conheça a cultura ouça o som só porque é moda, mas sim porque entende o pensamento. Não são simples rimadores, porque rimar é fácil, o difícil é fazer as pessoas pensarem.

RAP
Abreviatura de rythm and poetry (ritmo e poesia). Estilo de música em que um ou mais MCs se apresentam cantando sobre uma base instrumental, a letra falada ou declamada.
O RAP também faz parte do movimento Hip Hop, mas não está inserido apenas nesse contexto. Existem algumas vertentes distintas de RAP.

A diferença dos Mc’s de Rap para Hip Hop
Os Mc’s de rap, conhecidos também como justiceiros, têm como forma de expressão falar da criminalidade, da pobreza e da marginalidade. São totalmente preconceituosos em relação às classes sociais superiores e aos brancos.

Já os Mc’s de Hip Hop, utilizam o estilo RAP, mas preferem escolher temas específicos, desafiando a si próprio, mostrando que conseguem rimar com qualquer tipo de assunto. A intenção é mostrar ao mundo os problemas da sociedade, chamar a atenção para a exclusão social e tentar mudar essa situação.

Porque eles começaram a rimar

Ao invés de cantar, como grupos de rock, eles optaram em declamar, como se estivesse falando para alguém na sua frente. A rima é uma característica da literatura popular, comum. Assim como a poesia de cordel, são “textos” voltados à baixa classe social.

Free-style - improvisar rimando com pessoas ou coisas do momento, passando uma idéia com coerência. Existem até batalhas de free-style, onde o vencedor é aquele que consegue rimar ironizando o outro com mais qualidade.

Beat box - São homens que fazem com a boca o som do isntrumental. É muito comum um grupo de Hip Hop ter um beat box acompanhando, pois podem criar músicas em qualquer lugar.


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Cultura Hip Hop
Cultura Hip Hop - Graffiti | Pixação
Cultura Hip Hop - DJ
Cultura Hip Hop - Break e Bboys
Cultura Hip Hop - Estilo | Elementos | Vocabulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!