Cultura Hip Hop - DJ

A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/cultura-hip-hop/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.

Notícias 36 - 22 de janeiro de 2012


A palavra “DJ” vem do inglês “Disc Jockey”, que significa “piloto do disco”. São pessoas responsáveis pela manipulação dos toca-discos.

O DJ Kool Herc pensou na utilização de dois toca-discos repetindo o mesmo trecho, que chamam de “breakbeat” (batida) de um vinil. Deste modo, o DJ poderia aumentar e controlar o tempo da música o quanto quisesse.

O “scratch” (movimento que consiste em girar o vinil para frente e para trás com a ponta dos dedos em velocidades variadas) foi criado em 1977, por acaso, pelo DJ Grand Wizard Theodore que disse: “Estava ensaiando no meu quarto, quando mamãe veio me chamar. Segurei o disco para poder ouvi-la, ao fazer aquilo percebi um som diferente no fone. Então comecei a praticar em diferentes pontos do disco procurando o melhor efeito.”

O scratch ficou nos subúrbios por anos até ser “descoberto” pela massa. Nos dias de hoje existem inúmeras formas de se fazer um scratch. Sempre haverá alguém que será influenciado e recriará em cima de algo que já existia.

Grand Master Flash inovou o scratch dando o valor que ele tem hoje e criou o “back to back” (repetição de uma mesma frase nos dois toca-discos).

O DJ é quem comanda as festas, podendo influenciar na animação do ambiente. Existem alguns diálogos populares que são utilizados nessa interação, como por exemplo, a técnica dos escravos norte-americanos chamada de “calling and response” (chamado e resposta). Frases como “Can you feel it?” (você pode sentir isso?), “Say yeah!” (diga yeah!), “Put your hands up in the air!” (jogue suas mãos pra cima!), eram utilizadas para levantar o ânimo nas festas. Até hoje estas frases são mencionadas em músicas e utilizadas nos shows de artistas de todo o mundo.

No começo era o DJ quem fazia as incitações, mas com o tempo as frases foram implementadas e se transformaram em estrofes e depois em letras mais elaboradas.
Essa evolução abriu vários outros segmentos dentro do elemento DJ.

Com tantas novas possibilidades, começaram a surgir as competições. Em 1987 o Disco Mix Club (DMC) realizou o primeiro evento, dando o início a diversos outros espalhados pelo mundo.

Hoje um DJ pode realizar performances apresentando os seus conhecimentos no toca-disco; produzir música; tocar em bailes e festas; tocar para um grupo musical (O Rappa, Os Racionais, Limp Bizkit são alguns exemplos); Ele pode construir novas batidas a partir de vinis (beat juggling); pode, ainda, trabalhar em estações de rádio ou programas especializados em Rap.


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Cultura Hip Hop
Cultura Hip Hop - Graffiti | Pixação
Cultura Hip Hop - MC's | RAP | Free-style | Beat Box
Cultura Hip Hop - Break e Bboys
Cultura Hip Hop - Estilo | Elementos | Vocabulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!